Projeto Verão

Hora de se exercitar, 4 dicas para o projeto verão

Quem nunca fez a promessa de segunda-feira começar um novo estilo de vida? Mas convenhamos, esse ponta pé inicial é difícil de darmos. Mas chegou a hora de se exercitar, 4 dicas para o projeto verão começar bem!

Nossa rotina está cada vez mais frenética e menos saudável e vamos sempre deixando para a próxima segunda-feira.

O exercício não precisa ser chato e tedioso, existem opções e locais que buscam desconstruir esse ambiente de tortura.

Nesse texto abordarei algumas, e como sempre nesse blog terá um pouco de opinião pessoal de um sedentário em recuperação, vou contar um pouco do que ponderei para cada modalidade.

Devo escolher Academia?

Academia de Ginástica

Projeto Verão – Academia de Ginástica

É uma opção super interessante para você que busca resultados um pouco mais rápidos, claro que qualquer uma das modalidades que apresentarei vai depender do seu esforço.

Devo escolher academia? Calma, tem alguns fatores para conversarmos ainda. Mas já de cara adianto a academia pode ser facilmente ajustada a rotina do seu dia a dia, a maioria abre cedo e fecha tarde (abrem por volta de 6h e fecham após as 22h).

Antes de escolher em qual academia se matricular é importante fazer uma visita e avaliar a qualidade dos aparelhos, como está a manutenção das instalações. Caso vá direto para o trabalho é importante ver como são os vestiários. Pergunte como são estruturados os treinos (importante que sejam acompanhados por um profissional de Educação física).

Academia escolhida, de inicio os treinos não serão muito longos, ideal para conseguir encaixar no seu novo estilo de vida e não assustar tanto já de cara. Normalmente em torno de 40 a 45 minutos já são suficientes para iniciantes.

Provavelmente você não é um “rato de academia” se está lendo esse texto, e deve estar pensando em perder a barriguinha de chope. Ou, em não balançar mais o braço quando dá tchau.

Então sim, suas primeiras rotinas de treino incluirão bastante exercícios aeróbicos, a famosa esteira ou a bicicleta ergométrica.

Mas academia não é monotonia não, os treinos alternam entre os dias da semana, não só para variar, mas para evitar a fadiga muscular.

Algumas academias oferecem aulas de atividades variadas como a popular Zumba, Jump e bike. É interessante tentar encaixar algo diferente, e esses que citei tem a vantagem adicional de auxiliar na coordenação motora.

Então pare de deixar para a próxima segunda-feira e bora encontrar uma hora no seu dia para cuidar da sua saúde e bem estar!

Assinante do Dayoff Club tem um vantagem adicional nessa jornada. Conheça as academias pertinho de você e que dão desconto aos nossos associados, aqui.

Vantagens do Crossfit

Crossfit

Projeto Verão – Crossfit

O Crossfit tem se popularizado bastante nos últimos anos, atendendo ao público que não quer entrar em rotinas de academia que tem circuitos fechados de treino e normalmente está mais atrelado a repetição dos exercícios de musculação (mas como disse no trecho anterior, não precisa ser monótono, e não é monótono).

As vantagens do Crossfit são muitas, mas novamente, vão depender da sua expectativa e dedicação com a atividade física.

A missão do Crossfit é trazer exercícios funcionais, mas o que isso significa?

Os treinos incluirão correr na rua mesmo, esquece a esteira, (claro que com monitoramento de um profissional capacitado). Além de erguer pneu de trator, subir cordas, treinar remo (em máquinas), pular degraus dentre, outras atividades. E sim, em alguns dias será levantado peso.

Ou seja é uma atividade bem completa que movimentará o corpo todo, até músculos onde você nem imaginava que tinha.

O Crossfit é uma modalidade mais intensa, então a perda de peso é mais acelerada que na academia. Porém a definição do corpo vem um pouco mais lenta, mas vem sim, sem dúvidas.

Outra diferença considerável do Crosfit versus a Academia de musculação é que muitas atividades são feitas em grupo, interessante para pessoas que são mais competitivas ou que apenas gostam de estar em contato com outras pessoas e novos grupos.

Ainda falando de diferença entre essas modalidades, as aulas são com horário marcado e normalmente duram 60 minutos.

Claro que nossos assinantes também contam com um excelente Crossfit associado, com profissionais excelentes prontos pra te ajudar a mudar seu estilo de vida sedentário.

Escalada como exercício físico

Escalada Indoor

Projeto Verão – Escalada Indoor

Ainda não está muito difundida a Escalada como exercício físico, aqui no Brasil, no exterior já é bem conhecido. Chegou a ficar em terceiro lugar na lista de melhores exercícios físicos recomendados pela Forbes Magazine.

E não precisa ir até as montanhas para treinar, já existem academias voltadas para essa prática. Inclusive temos uma parceira especializada para ensinar e treinar quem se interessa por essa modalidade. Conheça aqui.

São muitos os benefícios atrelados a essa prática esportiva, vou citar perda de peso em primeiro lugar. Para já te animar a continuar a leitura, em uma aula de 30 minutos é possível perder mais de 400 calorias.

Além do emagrecimento a escalada ainda ajuda quem pratica a lidar com o medo de altura, concentração, atenção, aumenta a força, resistência e potência muscular.

Para os mais desastrados, também pode ajudar nisso, pois melhora a coordenação motora, o equilíbrio e a consciência corporal.

Motivos para buscar a escalada como exercício físico e sair do sedentarismo e ainda fazer uma atividade divertida não faltam.

Então bora experimentar!

Natação, o exercício completo

Natação

Projeto Verão – Natação

Muito conhecida, mas ainda com preço mais salgado, a natação é um exercício bem completo também.

A grande vantagem da natação, a meu ver, é que se trata de um exercício que movimenta o corpo todo e sem impacto, o que pouca suas articulações.

Sem dúvidas ajuda no emagrecimento, pois é um exercício aeróbico, melhora a circulação, proporciona um melhor equilíbrio muscular, melhora a postura. Além de ajudar na recuperação de lesões e não tem preconceito de idade.

As aulas em média duram 50 minutos, e 2 vezes por semana já é possível aproveitar esses benefícios.

E não se preocupem, todas as academias tem uma boa estrutura para a água estar sempre quentinha independentemente da estação do ano. Então isso não pode ser uma desculpa!

Sei que se você for um fiel sedentário ainda vai encontrar desculpas para não se exercitar. Mas lembre-se que existem opções muito boas que se encaixam em nossas rotinas agitadas e até as tornarão mais divertidas.

 
 
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